Participe

ZELADORIA: acompanhamento de reclamações no 156

No Portal de Atendimento SP 156, os munícipes podem abrir solicitações para mais de 300 serviços. No site e pelo aplicativo, também é possível anexar imagens às solicitações. Os usuários cadastrados têm uma área restrita com todos os seus pedidos para acompanhamento e podem avaliar os canais de atendimento da Prefeitura e os serviços prestados, além de indicar se algum serviço não foi executado satisfatoriamente.

O portal traz todas as informações sobre a legislação vigente, de acordo com a demanda solicitada, assim como a documentação necessária e o prazo de atendimento. Para os serviços que não podem ser solicitados on-line, o portal apresenta explicações sobre como devem ser encaminhados.

Portal SP156

É fácil se cadastrar e realizar sua denúncia. Com o número de protocolo para acompanhamento você poderá acompanhar o andamento. Compartilhe este protocolo com a SABABV via SABABV@altodaboavista.org.br e ajudaremos a cobrar providências, além de compartilhar com demais órgãos responsáveis.

Portal de atendimento da prefeitura

Quais são os canais de atendimento SP156?


Central Telefônica
156

Portal de Atendimento
Online 156

Praças de atendimento das
Prefeituras Regionais

Aplicativo
SP156
Google Play Apple Store

CHÁCARA ALFOMARES

Chácara Alfomares

A Chácara Alfomares é uma das poucas áreas com Mata Atlântica que restaram no Alto da Boa Vista. Depois do falecimento de seu proprietário, o espanhol Alfonso Escudero, a propriedade ficou abandonada por mais de dez anos.

Em 1997, a SABABV solicitou que fosse aberto um processo de tombamento do terreno, com o objetivo de preservar a vegetação, a casa projetada por Oswaldo Bratke, os jardins projetados por Burle Marx e os espelhos d’água existentes no terreno.

Antes que houvesse algum tipo de decisão, a empresa INPAR deu entrada em um projeto de condomínio. Em 2002 a casa foi demolida de modo irregular e parte da vegetação suprimida, motivando denúncia da SABABV à Polícia Ambiental e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em 2004 a área foi desmembrada em 4 lotes, para a construção de 4 condomínios, pois a lei não permite condomínios horizontais em áreas superiores a 15.000 m2.

O empreendimento prosseguiu, a despeito da preocupação das entidades com relação a diversos indícios de irregularidades — por exemplo, a existência de uma única área de lazer (clube) para atender os quatro condomínios. Adicione-se a isso a omissão dos órgãos públicos com relação às aves e a outros animais que habitam a área, e a demora da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em delimitar a área contígua de 25 mil metros quadrados, doada ao Município como condição para o desdobro do terreno.

O projeto proposto para os condomínios implicava na derrubada de cerca de 2.000 árvores de grande porte. Em 2004 foi montado um estande de vendas, produziram-se folders e farto material publicitário. No entanto, o projeto não foi avante, pois as unidades não foram vendidas. Em 2008, apesar do fracasso de vendas os empreendedores começaram os cortes das 2000 árvores, momento em que o Ministério Público entrou com a ação Civil Pública,  atualmente no Superior Tribunal de Justiça, acompanhada pela SABABV através da OSCIP Ciranda. Temos que garantir que se houver alguma intervenção no local, que se respeite a área de Zepam, zona especial de proteção ambiental, delimitada pela lei de zoneamento, que se cumpra a doação de parte da área para uma área pública de conservação, e que qualquer manejo, mesmo que  aprovado pelos órgãos responsáveis,  leve em consideração a importância dessa área para toda a região. 

PRAÇA CAPISTRANO

Situada na esquina das Ruas Senador Vergueiro e São José, a Praça David Capistrano da Costa, vem, desde agosto de 2019, sendo revitalizada pela  SABABV.

A partir de um estudo inicial, consultamos os moradores através de pesquisas de opinião e desenvolvemos o projeto de revitalização. A Subprefeitura reformou e ampliou a área de pisos de acordo com nosso projeto. A iluminação foi consertada. A praça já recebeu uma exposição de fotos e foi ponto de partida para uma caminhada até o Parque Alto da Boa Vista.

A partir de novembro de 2019, a SABABV assumiu oficialmente a conservação da área, se ocupando da conservação e limpeza.

Futuras melhorias e instalação de equipamentos sugeridos pelos moradores serão viabilizadas por recursos captados por financiamento coletivo, mas você também pode ajudar, entre em contato e participe!

Praça David Capistrano da Costa Praça David Capistrano da Costa Praça David Capistrano da Costa

Praça David Capistrano da Costa Praça David Capistrano da Costa Praça David Capistrano da Costa

LIMPEZA URBANA: descarte adequado

Coleta Domiciliar

A limpeza urbana de nossa região é realizada pela empresa Eco-Urbis, responsável pela coleta domiciliar comum e seletiva. Na maior parte do bairro a coleta comum é realizadas nas noites de segunda, quarta e sexta e a seletiva na noite de terça. Verifique o agendamento para seu endereço no site da Eco-Urbis

Coleta Mecanizada

Para auxiliar a eficiência dessa coleta, foram colocados vários containers pelo bairro, que fazem parte da coleta mecanizada: containers azuis para resíduo comum e verdes para resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal).

Os benefícios desses containers, segundo as empresas, são os seguintes: o lixo fica protegido das variações climáticas, evitando enchentes, elimina odores indesejados e poluição visual, elimina os sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais, reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, facilita a organização e o controle da coleta pois ele é em parte mecanizado, a população pode descartar seu lixo a qualquer momento, aumenta o índice de coleta do resíduo reciclável, incentiva a população a participar da coleta seletiva e possibilita a mecanização da coleta.

Principais motivos

Sacos não ficam jogados na rua

Reduz o mau cheiro

Animais não reviram os sacos

Apesar de todas essas vantagens mencionadas pela empresa responsável, recebemos muitas reclamações dos vizinhos pela má utilização dos containers. Então, para que esse sistema apresente bons resultados e não aumente a proliferação dos transmissores de doenças, os containers têm que ser bem utilizados e suas tampas devem permanecer fechadas. Já pensando nisso, todos os containers têm furos no fundo, para evitar acúmulo de água.

Colabore e instrua seus vizinhos! 

Caçambas

Todas as empresas que prestam serviço de limpeza urbana em São Paulo têm que ser cadastradas pela Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Todos os resíduos gerados na capital devem ter a correta destinação final, seja ela em aterros sanitários ou de inertes, incineradores ou reciclagem.

Por isso, seja responsável pelo seu lixo. Caso precise descartar uma grande quantidade de entulho, leve ao Ecoponto mais próximo, se for até 1 m3, ou contrate uma caçamba cadastrada pela prefeitura e procure saber para onde irá o seu entulho. Não passe essa responsabilidade para o carroceiro ou para o contratado pela sua obra, seja um cidadão consciente l!

Só assim, acabaremos com os descartes de entulhos clandestinos, que presenciamos todas as semanas em nossa região.

Lixo que geramos, é nossa responsabilidade ! Pense nisso !

Acesse a página da prefeitura com as empresas cadastradas

Ecopontos

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. 

O Ecoponto mais próximo está na Av. Vicente Rao, nº 308, sentido Diadema, no baixo Viaduto Av. Vereador José Diniz. 

Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h ás 18h. Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.

Mais Ação

Para ver artigos e informações dinâmicas sobre nossa atuação e comunidade, visite nosso Blog.

Acessar Blog