Zeladoria: acompanhamento de reclamações no 156

No Portal de Atendimento SP 156, os munícipes podem abrir solicitações para mais de 300 serviços. No site e pelo aplicativo, também é possível anexar imagens às solicitações. Os usuários cadastrados têm uma área restrita com todos os seus pedidos para acompanhamento e podem avaliar os canais de atendimento da Prefeitura e os serviços prestados, além de indicar se algum serviço não foi executado satisfatoriamente.

O portal traz todas as informações sobre a legislação vigente, de acordo com a demanda solicitada, assim como a documentação necessária e o prazo de atendimento. Para os serviços que não podem ser solicitados on-line, o portal apresenta explicações sobre como devem ser encaminhados.

Portal SP156

É fácil se cadastrar e realizar sua denúncia. Com o número de protocolo para acompanhamento você poderá acompanhar o andamento. Compartilhe este protocolo com a SABABV via SABABV@altodaboavista.org.br e ajudaremos a cobrar providências, além de compartilhar com demais órgãos responsáveis.

Quais são os canais de atendimento SP156?

Central Telefônica
156

Portal de Atendimento
Online 156

Praças de atendimento das
Prefeituras Regionais

Aplicativo SP156


Jardim Alfomares

Placa de Rua da Praça Jardim Alfomares

A Chácara “Jardim Alfomares” é uma das poucas áreas com Mata Atlântica que restaram no Alto da Boa Vista. Depois do falecimento de seu proprietário, o espanhol Alfonso Martin Escudero, a propriedade ficou abandonada por mais de dez anos.

Em 1997, a SABABV solicitou que fosse aberto um processo de tombamento do terreno, com o objetivo de preservar a vegetação, o palacete do início do século XX e jardins com espelhos d’água e projeto paisagístico de Burle Marx existentes no terreno.

Antes que houvesse algum tipo de decisão, a empresa INPAR deu entrada em um projeto de condomínio. Em 2002 a casa foi demolida de modo irregular e parte da vegetação suprimida, motivando denúncia da SABABV à Polícia Ambiental e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em 2004 a área foi desmembrada em 4 lotes, para a construção de 4 condomínios, pois a lei não permite condomínios horizontais em áreas superiores a 15.000 m2.

O projeto proposto para os condomínios implicava na derrubada de cerca de 2.000 árvores de grande porte e nenhuma menção sobre o remanejamento da fauna existente no local. 

Em 2004 foi montado um estande de vendas, produziram-se folders e farto material publicitário. No entanto, o projeto não foi avante, pois as unidades não foram vendidas. 

Em 2008, apesar do fracasso de vendas os empreendedores iniciaram os cortes das 2000 árvores, momento em que o Ministério Público entrou com a ação Civil Pública. Atualmente esta ação encontra-se no Superior Tribunal de Justiça, acompanhada pela SABABV através da OSCIP Ciranda.

Em março de 2020, mesmo antes de julgada a ação no STF, o juiz da 8ª vara, emitiu um despacho de ordem de sentença para a SVMA, que revalidou osTCAs sem nenhuma atualização sobre a vegetação e fauna ou vistoria da área, o que resultou em uma volta aos cortes paralisados em 2008.

Assim, em novembro de 2020, a Viver (antiga Inpar e atual incorporadora dona do projeto) retomou os cortes, em plena época de procriação das aves habitantes da área. Os cortes foram paralisados dois dias após o início, graças a forte manifestação popular, organizado e auto denominado SOS Alfomares.

Temos que garantir que se houver alguma intervenção no local, que seja respeitada a área de Zepam, zona especial de proteção ambiental, delimitada pela lei de zoneamento, que se cumpra a doação de parte da área para uma área pública de conservação, e que qualquer manejo, mesmo que aprovado pelos órgãos responsáveis, leve em consideração a importância dessa área para toda a região.

O movimento de moradores SOS Alfomares organizou um abaixo assinado pedindo a proteção da fauna e da vegetação da área. Este abaixo assinado (https://bit.ly/sosalfomares) vem recebendo forte apoio do público com dezenas de milhares assinaturas e também de vereadores e personalidades.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente a realizou visitas de ordem técnica com foco nas condições da fauna local e suspendeu o manejo com base na falta deste documento da construtora.

Em 07/12, em reunião do CONPRESP, foi votada por unanimidade a abertura do processo de tombamento da área, o que a também protege de manejo a curto prazo.

Participe!

Assine a petição você também e divulgue. Mais informações em www.sosalfomares.eco.br


Limpeza urbana: descarte adequado

Coleta Domiciliar

A limpeza urbana de nossa região é realizada pela empresa Eco-Urbis, responsável pela coleta domiciliar comum e seletiva. Na maior parte do bairro a coleta comum é realizadas nas noites de segunda, quarta e sexta e a seletiva na noite de terça. Verifique o agendamento para seu endereço no site da Eco-Urbis

Coleta Mecanizada

Para auxiliar a eficiência dessa coleta, foram colocados vários containers pelo bairro, que fazem parte da coleta mecanizada: containers azuis para resíduo comum e verdes para resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal).

Os benefícios desses containers, segundo as empresas, são os seguintes: o lixo fica protegido das variações climáticas, evitando enchentes, elimina odores indesejados e poluição visual, elimina os sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais, reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, facilita a organização e o controle da coleta pois ele é em parte mecanizado, a população pode descartar seu lixo a qualquer momento, aumenta o índice de coleta do resíduo reciclável, incentiva a população a participar da coleta seletiva e possibilita a mecanização da coleta.

Principais motivos

Sacos não ficam jogados na rua

Reduz o mau cheiro

Animais não reviram os sacos

Apesar de todas essas vantagens mencionadas pela empresa responsável, recebemos muitas reclamações dos vizinhos pela má utilização dos containers. Então, para que esse sistema apresente bons resultados e não aumente a proliferação dos transmissores de doenças, os containers têm que ser bem utilizados e suas tampas devem permanecer fechadas. Já pensando nisso, todos os containers têm furos no fundo, para evitar acúmulo de água.

Colabore e instrua seus vizinhos! 

Caçambas

Todas as empresas que prestam serviço de limpeza urbana em São Paulo têm que ser cadastradas pela Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Todos os resíduos gerados na capital devem ter a correta destinação final, seja ela em aterros sanitários ou de inertes, incineradores ou reciclagem.

Por isso, seja responsável pelo seu lixo. Caso precise descartar uma grande quantidade de entulho, leve ao Ecoponto mais próximo, se for até 1 m3, ou contrate uma caçamba cadastrada pela prefeitura e procure saber para onde irá o seu entulho. Não passe essa responsabilidade para o carroceiro ou para o contratado pela sua obra, seja um cidadão consciente l!

Só assim, acabaremos com os descartes de entulhos clandestinos, que presenciamos todas as semanas em nossa região.

Lixo que geramos, é nossa responsabilidade ! Pense nisso !

Acesse a página da prefeitura com as empresas cadastradas

Ecopontos

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. 

O Ecoponto mais próximo está na Av. Vicente Rao, nº 308, sentido Diadema, no baixo Viaduto Av. Vereador José Diniz. 

Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h ás 18h. Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.


Praça David Capistrano da Costa

Situada na esquina das Ruas Senador Vergueiro e São José, a Praça David Capistrano da Costa, vem, desde agosto de 2019, sendo revitalizada pela  SABABV.

A partir de um estudo inicial, consultamos os moradores através de pesquisas de opinião e desenvolvemos o projeto de revitalização. A Subprefeitura reformou e ampliou a área de pisos de acordo com nosso projeto. A iluminação foi consertada. A praça já recebeu uma exposição de fotos e foi ponto de partida para uma caminhada até o Parque Alto da Boa Vista.

A partir de novembro de 2019, a SABABV assumiu oficialmente a conservação da área, se ocupando da conservação e limpeza.

Futuras melhorias e instalação de equipamentos sugeridos pelos moradores serão viabilizadas por recursos captados por financiamento coletivo, mas você também pode ajudar, entre em contato e participe!


ROTATÓRIAS: redução do trânsito de passagem

Nossa região vem servindo de rota de trânsito de passagem há muitos anos. A situação tem se agravado com as várias obras estruturais de metrô, avenidas, etc e os desvios sugeridos pelo próprio CET para dentro dos bairros residenciais.

Nesses últimos meses parece que a diminuição da velocidade permitida nas avenidas e a falta de fiscalização dentro do bairro têm estimulado os motoristas a usarem as ruas dos bairros residenciais com velocidade bem acima do permitido.

Pensando na segurança dos pedestres e dos veículos que circulam pelo bairro e atentos aos problemas recorrentes de enchentes, agravados pelo aumento de impermeabilização do solo, nos meados de 2009, a SABABV procurou o CET para estabelecer uma parceria com a CET e a Subprefeitura de Santo Amaro, visando reformar as pouco eficientes rotatórias de tartarugas existentes, tornando-as rotatórias verdes. Rotatórias “verdes” são permeáveis e ajardinadas. Essas rotatórias são baseadas no modelo das que temos na Rua Marechal Deodoro, mas com algumas melhorias de guias e desenho.

As rotatórias da Rua Marechal Deodoro foram realizadas pela Subprefeitura de Santo Amaro na época do prefeito José Serra, como compensação ao bairro  pela retirada de árvores quando da construção do corredor de ônibus na Av. Ver. José Diniz. A CET na época instalou as rotatórias na Rua Marechal Deodoro para ordenar o trânsito de passagem, como uma forma de reduzir o impacto do aumento do fluxo de trânsito na região. 

Com 11 rotatórias permeáveis e mais de uma dezena a implantar, aos poucos as rotatórias são realizadas conforme a possibilidade da Prefeitura Regional, como na Rua São Benedito, esquina com a Rua 9 de Julho, na Rua Conde de Itú com a Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, e na Rua Irineu Marinho esquina com Com. Elias Zarzur, Graham Bell com Com. Elias Zarzur e outras rotatórias não drenante na esquina da Senador Vergueiro com 9 de julho, Com. Elias Zarzur com Américo Brasiliense e da Paz com a Min. José G. Rodrigues Alckmin.

Os moradores e empresas podem contribuir para a manutenção do jardim, que a SABABV realiza desde o final de 2017, e na implantação de novas rotatórias permeáveis, que é ainda mais simples de realizar se já existe uma rotatória demarcada na via. Reúna os vizinhos interessados, contribua financeiramente para a execução e entre em contato via SABABV@altodaboavista.org.br, pois ainda acreditamos ser importante realizar as seguintes implantações:

  • São Benedito X Irineu Marinho
  • São Benedito X Fraternidade
  • Min. Roberto Cardoso Alves X da Fraternidade
  • Min. Roberto Cardoso Alves X Irineu Marinho
  • Min. Roberto Cardoso Alves X Nove de Julho
  • Min. Roberto Cardoso Alves X São José
  • São Benedito X São José
  • Com. Elias Zarzur X da Fraternidade
  • Com. Elias Zarzur X Nove de Julho
  • Com. Elias Zarzur X Bela Vista