Compostagem domiciliar

Com certeza, você já separa seus plásticos, papelões, vidros e outros recicláveis para a coleta seletiva, certo? E resto de frutas, verduras, café e outros produtos que poderiam ser transformados em adubo para suas plantas? Você descarta esse lixo, denominado orgânico, junto com seu lixo domiciliar? 

De acordo com estudos, mais da metade de todo lixo que produzimos em casa é orgânico, ou seja, mais da metade do resíduo que produzimos é formado por cascas de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares, como por exemplo o pó de café, sachês de chá, casca de banana, cascas de mandioca, entre outros. E se todo o resíduo orgânico que é produzido no Brasil fosse tratado em compostagem seria possível reduzir emissões de gás metano, produzir cerca de 37,5 toneladas de húmus por ano, reduzir os espaços ocupados em aterros e lixões; e ainda reduzir a poluição de solos, lençóis freáticos e atmosfera.

Todo esse resíduo em aterros e lixões, juntamente com materiais tóxicos como pilhas, acabam produzindo efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e a atmosfera, agravando a qualidade de vida. Ocupando grandes espaços em aterros e lixões, esse resíduo sem tratamento, acaba produzindo gás metano , que é cerca de 25 vezes mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico .

E então? Por que não? A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em húmus, um excelente adubo para as suas plantas, inclusive para a sua pequena horta de temperos ou seu jardim vertical . Para quem vive em centros urbanos, mesmo em apartamentos pequenos, existem várias opções de modelo e tamanho de composteiras, um “recipiente” para depositar os resíduos orgânicos e acelerar a transformação deste material em adubo, propiciando um ambiente adequado para a ação dos micro-organismos e das minhocas.

Gostaria de saber mais?  Tem dúvidas? Escreva-nos. Teremos o maior prazer em auxiliar nesse processo.