Nos últimos 30 anos partes do bairro passaram a ser afetadas por um problema que poucos esperariam ocorrer em uma região alta da cidade: enchentes quando da estação chuvosa. A origem deste problema está na combinação de: insuficiência das galerias de águas pluviais (muito antigas e de pequenas dimensões), e perda de vegetação arbórea e aumento da impermeabilização do solo.

Em 2005, após uma enchente devastadora, o então Subprefeito de Santo Amaro, Barros Munhoz, contratou um amplo diagnóstico do problema e um projeto para solucioná-lo. A empresa Hidrostudio foi contratada e, após o diagnóstico, apresentou um projeto de macrodrenagem para a região. Este projeto reformaria todo o sistema de drenagem desde o Alto da Boa Vista até o Rio Pinheiros, passando pela Granja Julieta e Várzea de Baixo. O projeto foi vetado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.  E as enchentes foram piorando ano a ano, a despeito das pressões feitas pela Sababv e de moradores (inclusive com ações na justiça). 

Em 2016 técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana do Município (SIURB) sugeriram reservar a água excedente sob o leito carroçável: técnica denominada supertubo. A Sababv junto com moradores das áreas afetadas procuraram a Hidrostudio para explorar como essa idéia poderia ser implementada, visto que esta consultoria na área de saneamento detinha prévio conhecimento e dados sobre a região. 

Desde 2017 acompanhamos o desenrolar deste projeto dentro da Siurb. Em 2018 formalmente doamos um ante-projeto dos “supertubos” à Siurb, porém trocas de técnicos dentro da Secretaria levaram a retrocessos: houve por um ano um re-estudo da solução de 2005 (macro drenagem), o que levou a equipe da Sabavb e moradores a entabular negociações com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na busca de uma solução ambientalmente responsável. Outra troca de equipe e voltamos aos “supertubos”. Relatamos este caso com detalhes para que a comunidade fique ciente das dificuldades que são enfrentadas no dia à dia de negociações com a administração pública. Hoje estamos na expectativa que seja contratado o projeto executivo desta solução e que no próximo ano possamos continuar as pressões para a execução do mesmo.

Recentemente a Subprefeitura e a Sabesp começaram a verificar problemas nas galerias de águas pluviais e nas conexões de esgoto em trechos das ruas Nove Julho e Comendador Elias Zarzur. A Sababv está acompanhando as atividades.