Nossa região vem servindo de rota de trânsito de passagem há muitos anos. A situação tem se agravado com as várias obras estruturais de metrô, avenidas, etc e os desvios sugeridos pelo próprio CET para dentro dos bairros residenciais.

Nesses últimos meses parece que a diminuição da velocidade permitida nas avenidas e a falta de fiscalização dentro do bairro têm estimulado os motoristas a usarem as ruas dos bairros residenciais com velocidade bem acima do permitido.

Pensando na segurança dos pedestres e dos veículos que circulam pelo bairro e atentos aos problemas recorrentes de enchentes, agravados pelo aumento de impermeabilização do solo, nos meados de 2009, a SABABV procurou o CET para estabelecer uma parceria com a CET e a Subprefeitura de Santo Amaro, visando reformar as pouco eficientes rotatórias de tartarugas existentes, tornando-as rotatórias verdes. Rotatórias “verdes” são permeáveis e ajardinadas. Essas rotatórias são baseadas no modelo das que temos na Rua Marechal Deodoro, mas com algumas melhorias de guias e desenho.

As rotatórias da Rua Marechal Deodoro foram realizadas pela Subprefeitura de Santo Amaro na época do prefeito José Serra, como compensação ao bairro  pela retirada de árvores quando da construção do corredor de ônibus na Av. Ver. José Diniz. A CET na época instalou as rotatórias na Rua Marechal Deodoro para ordenar o trânsito de passagem, como uma forma de reduzir o impacto do aumento do fluxo de trânsito na região. 

Com 11 rotatórias permeáveis e mais de uma dezena a implantar, aos poucos as rotatórias são realizadas conforme a possibilidade da Prefeitura Regional, como na Rua São Benedito, esquina com a Rua 9 de Julho, na Rua Conde de Itú com a Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, e na Rua Irineu Marinho esquina com Com. Elias Zarzur, Graham Bell com Com. Elias Zarzur e outras rotatórias não drenante na esquina da Senador Vergueiro com 9 de julho, Com. Elias Zarzur com Américo Brasiliense e da Paz com a Min. José G. Rodrigues Alckmin.

Os moradores e empresas podem contribuir para a manutenção do jardim, que a SABABV realiza desde o final de 2017, e na implantação de novas rotatórias permeáveis, que é ainda mais simples de realizar se já existe uma rotatória demarcada na via. Reúna os vizinhos interessados, contribua financeiramente para a execução e entre em contato via SABABV@altodaboavista.org.br, pois ainda acreditamos ser importante realizar as seguintes implantações:

Elevação em faixa de pedestre:
Rua Min. José Geraldo Rodrigues Alckmin X Bela Vista
Rua Com. Elias Zarzur X Versalhes
Rua Com. Elias Zarzur X Alexandre Dumas

Rotatórias:
Rua Com. Elias Zarzur X Nove de Julho
Rua Com. Elias Zarzur X Bela Vista
Rua Nove de Julho X Conde D’Eu

Rua Com. Elias Zarzur X da Fraternidade (desgastada)



Acesse aqui sobre a situação das rotatórias.