A Associação do Alto da Boa Vista vem retomando o relacionamento com a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto da Boa Vista, que é responsável por abastecer toda a região Sul da cidade com a água que coelta da Represa do Guarapiranga.

Por ser uma área de mais de 140 mil m2 dentro de um bairro estritamente residencial, a responsabilidade nesta relação tem um peso proporcional.

Sempre houveram demandas locais e gerais sobre a empresa, que é do Estado porém de capital aberto, e no dia 22 de junho conversamos sobre algumas delas com Josmar Ferreira Caetano, Gerente de divisão, responsável pela unidade e falamos sobre:

Falta de água nos períodos noturnos e retorno com ar e impurezas
A área responsável sobre a gestão de pressão encaminhou este documento sobre Redução de Pressão – Bairro Alto da Boa Vista, que tenta responder sobre a situação onde diz que a pressão é reduzida diariamente entre 21 e 5 da manhã, pois com o consumo menor a pressão danifica a tubulação, levando a vazamentos e rompimentos. No entanto a redução acarreta a falta d’água em muitas regiões e solicitamos que:
– seja elaborado o estudo de sistemas distintos para que a redução seja uniforme e não com impactos de falta em parte deste;
– enquanto não se resolve a situação, que o horário seja entre 0 e 5h da manhã, pois o impacto entre 21 e 0h é grande em áreas residenciais como da Zona Sul.

Também foi aberto um chamado sobre as condições do retorno da água, geralmente carregada de impurezas e com muito a, e encaminhado à gerencia do controle sanitário da região para agendar coletas nas residências.

Manutenção das calçadas no entorno da ETA
Com reuniões de trabalho ocorrendo entre SABESP, Subprefeitura, CET e SABABV, já foi apresentado uma primeira versão para a requalificação urbanística ao redor da SABESP para tornarmos o entorno mais seguro e proveitoso para os pedestres e ciclistas.

A Sabesp já tem a verba de manutenção das calçadas reservada para 2023, porém iremos aguardar a definição do projeto para alinhar a participação de cada um no projeto final.

A associação aproveitou para solicitar apoio da SABESP no manejo e laudos das árvores, áreas verdes e rotatórias do bairro.

Entrega de produtos químicos 
Com as queixas dos moradores na prática dos caminhoneiros dos produtos necessários para o tratamento da água em chegar muito cedo, deixarem os motores ligados ou com partidas frequentes, foi assumido o compromisso de analisar as rotinas das entregas e elaborar um código de conduta para os motoristas, além de verificar a possibilidade de alterar horários e rotas.

O pó de cal, que fica em suspensão no momento do descarregamento está com os dias contados. Até o final de 2023 o processo de descarregamento e armazenagem será totalmente implantado e será totalmente mitigado.