Temos recebido várias mensagens de moradores preocupados com as novas edificações no Alto da Boa Vista, mais precisamente na região da Rua São Benedito.

Durante as discussões do último plano diretor, alertamos diversas vezes a respeito da pressão que o bairro estava sofrendo por conta da chegada do metrô e principalmente por pedidos de mudanças pontuais de zoneamento, através de uma nova lei de Parcelamento, Uso e Ocupação de Solo (LPUOS) . Pedidos esses que serviram para anistiar comércios e serviços instalados irregularmente em zonas residenciais.

Na época da mudança da lei, houve uma movimentação dos moradores e a grande maioria apoiou SABABV nas ações pela preservação do Alto da Boa Vista, mas infelizmente a pressão não foi suficiente, a presença dos vizinhos nas audiências públicas escassas e os argumentos políticos e empresariais se sobrepuseram aos argumentos técnicos. Em 2016, o bairro foi “presenteado” com um trecho de zona mista, ZCor-2 (zona de corredor-2) e uma “borda” bastante significativa de ZEU (Zona eixo de transformação Urbana) que autoriza serviços diversos, comércios e construções de prédios altos. 

 Sempre fomos contra a essa mudança na lei pontual de zoneamento e não aprovamos a postura da prefeitura, em anistiar os irregulares.

São Paulo tem menos de 5% da cidade estritamente residencial e com certeza essa mudança de lei, que veio para acalmar os ânimos de usuários irregulares,  tem trazido nesses anos, muitas perdas ao  nosso “pulmão verde”. Mudança essa, desnecessária, pois já que temos muitos serviços e comércios próximos em áreas já antes, permitidas pelo zoneamento.

A SABABV sempre apoiou os comércios regulares nas proximidades do bairro e valoriza a permanência dos comerciantes, principalmente do Mercado de Santo Amaro que participam há tantos anos da história da região.

Apesar das mudanças de áreas onde agora são permitidos usos comerciais e serviços, várias casas residenciais nas zonas estritamente residenciais, várias situadas  no miolo do bairro, têm sido usadas irregularmente em nossa região, trazendo desconforto aos nossos vizinhos. 

SABABV  listou, através das denúncias de nossos vizinhos, vários imóveis utilizados irregularmente como por exemplo: escritórios com funcionários, casas de festas, entre outros e por meio de um escritório de advocacia, propôs uma ação contra a falta de  eficiência da prefeitura. A ação está em curso, esperamos boas notícias em breve,