Estátua AURORA na Praça- 1897
Escultor Marhurin Moureau (Reprodução)
Fotografo Sérgio Pilipovicius

São Paulo- SP, é uma Cidade conhecida por sua pujança, diversidade, cultura, história e belos recantos, que tendem a compensar os problemas de uma grande Metrópole. Entre os diversos atrativos que ela oferece, as Praças se destacam como espaços verdes, onde moradores e visitantes podem desfrutar de momentos de lazer e integração com a natureza.

E a PRAÇA CORONEL LISBOA, localizada no Bairro Alto da Boa Vista, Zona Sul, é uma delas, dádiva urbana que se apresenta, proporcionando espaço verde e tranquilo em meio ao ritmo agitado da Cidade.
A área da Praça é de aproximadamente 11.250 m². tendo cerca de 150 m de comprimento e 75 m de largura- o que representa meio quarteirão. A praça é um dos espaços verdes mais amplos do Bairro, agora superado pelo recente Jardim Alfomares em formação.


Esta página não pretende ser informativo, mas participativo, representando a comunidade, respeitando a natureza.


PRAÇAS são espaços que promovem interação social, muito importante para a comunidade e que abrigam dezenas de espécies de pássaros e plantas, lugares para viver uma cidade mais humana e gentil. Contribuem para a purificação do ar, equilibram o microclima, reduzem o calor, diminuem a velocidade dos ventos e melhoram a umidade do ar.

Vista Aérea da PRAÇA CORONEL LISBOA 
Fotografo Marcelo de Brayne

Com um formato retangular, a Praça é delimitada pelas Ruas da Fraternidade, São Benedito, Coronel Lisboa e Elias Zarzur. Próximo dela encontra-se a moderníssima Estação Alto da Boa Vista do Metrô, no fim da Rua da Fraternidade, e na Rua Elias Zarzur a Catedral Anglicana.

A Praça CORONEL LISBOA conta com uma variedade de árvores, plantas e fauna presente nas árvores, com calçadas de acesso cimentadas a serpenteando, estimulando a contemplação da natureza, uma quadra rústica com extenso banco, aparelhos para a prática de ginástica e a magnifica Estátua Recuperada AURORA (*).
(*) Sob auspício do Colégio Poly Master, localizado no Bairro..


Se você é frequentador da Praça Coronel Lisboa, o convidamos a participar deste esforço para mantê-la sempre em ordem e preservada, para que todos possam desfrutar do que ela tem de melhor !!!


Histórico

Praça Coronel Lisboa e Vizinhança- Foto Aérea
Fotografo Marcelo de Brayne
Estátua AURORA a Noite 
Fotografo Marcelo de Brayne

A PRAÇA CORONEL LISBOA, uma das mais arborizadas de Santo Amaro, região onde o Bairro Alto da Boa Vista e ela se situam, possui uma rica e significativa história.

O nome da PRAÇA CORONEL LISBOA homenageia João Nepomuceno Pereira Lisboa, conhecido como Coronel Lisboa, nascido na cidade de Paracati, Estado do Rio de Janeiro no ano de 1852. Foi ajudante de ordens da Junta Provisória de 1889 e comandante da antiga Força Pública de São Paulo no período de 17/02/1890 a 24/04/1891. 

Desempenhou também outros cargos no governo, sempre com brilho e muita responsabilidade. Era muito ativo e de respeitada cultura. 

Moradores recordam que a antiga e extensa Linha de Bonde Santo Amaro, a última a ser desativada em São Paulo (em 1968). que ligava Santo Amaro à Praça João Mendes, marcou a vida dos moradores que residiam na região. 

Foto Aérea da PRAÇA- Década de 1950

A PRAÇA CORONEL LISBOA foi espaço de terra, chão batido, sem o atual traçado delimitado pelas guias e sarjetas, onde crianças jogavam futebol e mães traziam cadeiras e faziam tricô, compartilhando àquele chão e alguns matinhos.

Certa vez um helicóptero pousou por lá, trazendo o então Prefeito Faria Lima, que residia numa linda casa térrea na vizinha Rua São Benedito, quando vizinhas ao cumprimentá-lo, aproveitaram para solicitar melhorias no Bairro.

Tendo a Prefeitura assumido a construção da PRAÇA, houve contribuição da vizinhança, com doações de plantas e regas das novas habitantes, com esguichos de água de suas casas.
Meninos utilizavam um terreno baldio ao lado da PRAÇA para treinar o Time de Futebol Tamanquinho, cujos uniformes eram lavados por uma moradora solícita, local que mais tarde acolheu jogadores de Taco, então em moda, mas muitas vezes utilizando a rua adjacente para suas partidas.

Rua da Fraternidade- Uma das Laterais da Praça 
Fotografo Marcelo de Brayne

A PMSP executou o Projeto da PRAÇA com calçadas contendo ladrilhos com o mapa de São Paulo, tendo construído uma quadra e cocho d’água, retirado por conta de péssimo uso pela população e indigentes.

Tínhamos, na esquina das Ruas da Fraternidade com a São Luiz (atual Comendador Elias Zarzur), debaixo da copa de uma árvore, um carrinho de sorvetes Kibon, com o simpático sorveteiro fazendo a alegria da criançada e dos adultos.

Não devemos nos esquecer do saudoso “Seu Nilton”, que por anos foi o jardineiro da PRAÇA, com contribuições de vizinhos.

E dos atores da primeira novela “Mulheres de Areia”, que gravavam na PRAÇA capítulos da trama: Raul Cortez, Nádia Lippi, Rolando Boldrin, que vinham em ônibus da TV com equipamentos e equipe técnica.
Nossa PRAÇA foi e é uma dádiva, espaço de alegria das crianças e de uma vizinhança amigável, com muitos frequentadores percorrendo suas calçadas com cães.

Flora da Praça Coronel Lisboa

Fauna fotografada na Praça Coronel Lisboa

Manutenção

Árvore c/ Tronco Caído- R. S. José x Cel. Lisboa 
Fotografo Sérgio Pilipovicius
Sob as Cópas das Árvores
Fotografo Marcelo de Brayne

Há anos os cuidados com o corte da vegetação rateira e limpeza do lixo verde da PRAÇA CORONEL LISBOA, tem sido realizados sob o importante auspício do Colégio Poly Master-  (LINK https://colegiopolymaster.com.br/), localizado no Bairro e conveniado da Prefeitura, ao qual muito agradece3mos  pelos esforços. O Poly Master também foi responsável pela recuperação da Estatua AURORA

Mas, ao longo do tempo o plantio descontrolado não planejado de árvores, arbustos e plantas, por parte da Prefeitura, e de Munícipes, que de forma independente plantaram árvores ou plantas inadequadas em qualquer lugar, acabou saturando a PRAÇA, que somado à falta de manutenções vegetais especializadas periódicas de copas, produziu excessivo sombreamento do solo, comprometendo o desenvolvimento de vegetações.

O desenvolvimento correto da flora se faz através de podas técnicas de correção de excessos, que consistem em remover partes mortas de árvores e galhos que cresceram desordenados e excessivamente. 

É necessária urgente REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA, que contêm árvores inadequadas, mortas, com pesados galhos desabando, arbustos em profusão, facilitando esconderijos, , através de um Projeto Técnico de remoção, replantio e/ou plantio de árvores apropriadas, além de reformar caminhos internos e calçadas quebradas. E de regras para cuidados da Praça (incluir link).

Para   início   do   Projeto de Revitalização solicitamos,

através  de  OFÍCIO,  o indispensável  apoio  da  Prefeitura  de  São  Paulo– a  começar pela  Divisão   de   Produção   e   Herbário  Municipal,  para  o almejado. Estamos aguardando providências (o Processo tem estimativa de inicio em meados de 2024).

Finalmente, não podemos deixar de citar os Contéineres de Lixo presentes na calçada da Rua da Fraternidade, na PRAÇA. Eram dois, de Lixo Doméstico e Reciclado, que viraram um, Misto !!!. Torna-se urgente o retorno de um deles, e os redobrados cuidados de todos que ali depositam seus lixos.
Com a nefasta presença da Dengue as Lixeiras jamais devem ficar com as tampas abertas, e o lixo tem de ser descartado de forma racional, nada de peças de móveis, como exemplos. 

Regras de convívio

Diversas Fotos do Marcelo de Brayne

EVENTOS– A PRAÇA é um espaço público de responsabilidade da Prefeitura. Caso se deseje realizar encontros privados de amigos, vizinhos ou crianças, que não afetem sua infraestrutura, fazê-lo com parcimônia respeitando a natureza;

PODAS– O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra, o Lixo Verde, não deve ser amontoado nas calçadas, mas sim ensacado para posterior coleta; 

ANIMAIS– Utilizar coleiras em passeios, limpando dejetos que eles produzam.  Embora não frequentemente, donos de cachorros os deixem soltos na PRAÇA, sendo importante fiscalizar para que não sejam raivosos, para não atacarem pessoas ou crianças presentes; 

PLANTIO DE ÁRVORES E SOMBREAMENTO– A PRAÇA CORONEL LISBOA forma um pequeno bosque, mas necessitando ser revitalizado- ver LINK. Para que árvores possam se desenvolver sadiamente, deixando espaços para insolação natural, visando o crescimento de plantas e vegetação rasteira, é fundamental que não sejam plantadas árvores adicionais. Dúvidas: Consultar o Grupo do Entorno da Praça;  

SILÊNCIO– Caso se deseje escutar música em alto volume, utilizar fones de ouvidos. Em encontros descontraídos principalmente a noite, conversar de modo tranquílo, sem incomodar a vizinhança. Na PRAÇA vale também a Lei do PSIU.
LIXO– Jamais jogar lixo na PRAÇA. O produzido em volume maior do que as lixeiras comportem, tanto doméstico como reciclável, mesmo ensacado, não o deixe na PRAÇA.

Descarte e uso consciente de lixeiras públicas

  1. Dois são os tipos de Lixeiras Públicas dispostas nos logradouros do Bairro;
  1. Resíduos Domésticos– oriundos de alimentos, limpeza, banheiros, etc., podendo ser secos ou úmidos, destinados aos Lixões Municipais;
  2. Materiais  Recicláveis– compostos por latas, embalagens plásticas, vidros, pedaços de ferros, lascas de madeiras, e devem estar secos;
  1. Sobras de obras civis, móveis, madeiras, devem ser destinados em ECOPONTOS MUNICIPAIS, NUNCA NAS LIXEIRAS;

ECOPONTOS EM SANTO AMARO
(de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h):

  • Av. Professor Alceu Maynard de Araújo, 330;
  • Av. Vicente Rao, 308- sentido Diadema (Baixos do Viaduto Vereador José Diniz).